domingo, 6 de dezembro de 2015

Alice e a lagoa de lágrimas




            Esses dias li o clássico “Alice no país das maravilhas”, publicado pelo autor inglês Lewis Carrol por volta de 1865/1866. Já estava devendo a sua leitura há anos!
O livro narra os sonhos aventureiros da menina após seguir um coelho falante e cair em um túnel. Lá, em contato com um antídoto, ela fica do tamanho aproximado de 25 centímetros, mas num segundo momento chega aos 2 metros e meio de altura. Dentre as suas experiências e descobertas a personagem vive um de seus dramas e “continuou chorando, despejando baldes de lágrimas, até que começou a se formar uma grande poça em sua volta, com uns dez centímetros de profundidade, chegando até o meio da sala”. (página 24 da edição de 2009, Editora Cosac Naify).
Deixando as aventuras e fantasias um pouco à parte, também li sobre Nicholas James Vujicic. Ele nasceu em 04 de dezembro de 1982, em Melbourne, Austrália. É um evangelista, palestrante motivacional e diretor da Life Without Limbs (Vida sem Membros). Nascido sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos dezessete anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos e começou suas viagens como um palestrante motivacional. Sua vida atraiu mais e mais a cobertura da mídia de massa. Já assisti a alguns documentários sobre ele nos canais Discovery.  Atualmente, ele dá palestras sobre vários assuntos tais como a deficiência, a esperança e o sentido da vida.
            A relação entre esses dois personagens, embora distintas as suas vidas, faz com que paremos diante de nós mesmos e de nossa “nada mole vida” para entender quais escolhas temos feito. Muitos de nós não temos falta alguma, seja física, ou de aparência, econômica ou de formação; outros não têm as pernas e os braços, os olhos, os ouvidos, a língua, perspectiva de futuro, grandes sonhos profissionais.
                 Vale a pena ver esse pequeno vídeo sobre a vida de Nick:


            Reclamamos da comida repetida, do sal que não está no ponto, do trânsito, da segunda-feira que voltou, do cabelo que não está conforme as revistas e novelas, da barriga que não seca.

Uns choram derramando baldes de água e criando poças profundas ao seu redor, enquanto outros sorriem, cantam, respiram a leveza da vida. A grande questão é: podemos escolher viver na lagoa de lágrimas, ou tornar a vida em uma grande palestra motivacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário